segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ensino da História: por um Brasil mais crítico

Muitos que me conhecem chegam e me perguntam o porquê de eu estar cursando História, ao invés de Direito ou até mesmo Administração que me dará um futuro hipoteticamente melhor? Acredito que não seja pela questão financeira que devemos nos guiar e sim por uma escolha pessoal de valores e opções que apenas eu decido. Por isso escolhi ser historiador. Com o conhecimento adquirido na história quero fazer com que meus alunos reflitam sobre seu papel neste mundo e sua dinâmica social.
Já se foi o tempo em que as aulas de história dadas nas escolas de nosso país eram mera acumulação de datas, fatos e personagens. Esta “educação bancária” – utilizando a expressão de Paulo Freire- que consistia em uma recepção passiva de conhecimentos fica muito aquém das necessidades atuais. Um profissional da educação, principalmente professores da área de humanas tem o dever de desestabilizar os alunos e fazerem refletir sobre o passado e quais seus reflexos na sociedade contemporânea.
A história na sala de aula deve servir como um instrumento na construção do pensamento crítico, além da aprendizagem de fatos. Sem dúvida alguma os conteúdos aprendidos são de grande importância para que o aluno tenha conhecimento sobre quais os rumos que a Humanidade percorreu ao longo dos séculos e de certa forma, entender os mecanismos culturais e políticos que a impulsionam. Mas serve também para que junto com o educador aprenda a pensar e analisar a fundo o funcionamento desta relação Homem X Sociedade.
Um aluno deve ter em seus anos de escola a capacidade de exigir seus direitos quando são necessários, reivindicar assim que preciso e o mais importante, ser atuante. Não queremos ter robôs formatados para pensarem de maneira igual, muito menos obedecer cegamente a quem quer que seja, antes que façam a devida escolha. A pessoa que possui o censo de distinção de valores e uma bagagem intelectual pode mudar- e muito!- os caminhos pelos quais nosso país passa. Quem pensa, vota melhor. Quem pensa sabe quais os caminhos certos a serem seguidos.
Personagens e fatos ficam em segundo plano na nova história. Devemos fazer uma “ponte” entre o passado e o presente para que haja um reconhecimento por parte do aluno e que ele se dê conta de que é o ator central dessa peça, chamada vida. Cada um tem uma história de vida. Somos pequenos elos que unidos formam esta corrente de lembranças tão fascinante chamada História.